Editor de imagens gratuito: Paint.net


paint_net

Para quem trabalha com web torna-se indispensável utilização de um editor de imagens eficiente que realize desde tarefas mais simples como redimensionar uma imagem, ou até mesmo criação de layouts, logomarcas, montagens, etc. Existem diversos editores de imagens comerciais e gratuitos disponíveis para nossa escolha, se você necessita realizar trabalhos mais avançados, provavelmente a melhor opção seria o Adobe Photoshop que é uma ferramenta comercial criada pela Adobe ou então utilize uma opção gratuita como Gimp. Ambos são eficientes no tratamento avançado de imagens.

adobe_gimp

Mas como normalmente não precisamos de um canhão para matar mosquitos, existem alternativas menos complexas para tarefas que não demandam de uma ferramenta muito poderosa. Se você precisa apenas redimensionar suas imagens, recortar, girar, adicionar um texto ou salvar em formatos diferentes existem opções como o Paint.NET ou até mesmo editores de imagem online como o SumoPaint e o Photoshop Express cumprem sua função com competência.

Hoje vamos ler um pouco sobre o Paint.NET, utilizo-o há um bom tempo para editar imagens aqui do blog e por enquanto ele vem superando minhas expectativas. É um editor leve, gratuito e com a maioria das funções necessárias para quem precisa editar imagens para seu blog, apresentações, etc.

INSTALAÇÃO

O Paint.NET foi desenvolvido pela Microsoft utilizando a plataforma .NET, desta forma para poder executá-lo é necessário antes instalar o Microsoft .NET Framework. Após o procedimento anterior, faça o download do Paint.NET, e instale normalmente como qualquer outro aplicativo.

INTERFACE

paint_net_interface

Sua interface lembra a mesma utilizada pelo Adobe Photoshop, de maneira bem intuitiva temos a janela do documento onde são feitas as ediçoes de imagem, uma barra de ferramentas à esquerda e janelas flutuantes que podem ser acessadas através do menu “Janela”. As janelas podem ser livremente posicionadas de acordo com a preferência do usuário.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

  • Ferramentas de desenho vetorial.
  • Ferramentas para seleção de pixels.
  • Ferramentas para pinturas e degradês (lápis, pincel, borracha, etc).
  • Ferramenta de edição de texto.
  • Ferramenta para tratamento de imagens (correção de imperfeições).
  • Possibilidade de salvar o arquivo em formatos como jpg, gif, png, bmp, etc.
  • Redimensionamento de imagens e área de trabalho, inverter, rotacionar, etc.
  • Separação em camadas.
  • Ajustes de brilho, saturação, matiz, contraste, etc.
  • Efeitos.

DIFERENCIAL

efeitos_paintnet

Um dos pontos fortes do Paint.NET são os efeitos que podem ser aplicados às imagens, muitos destes efeitos já estão inclusos no pacote instalador, mas muitos outros podem ser instalados separadamente tornando editor em uma ferramenta muito mais poderosa. Estes novos recursos são instalados a partir de plugins disponibilizados pela comunidade de desenvolvedores da ferramenta, basta acessar a página e procurar pelo efeito ou recurso que você necessita e instalá-lo no seu Paint. Net.

Dentre várias opções disponíveis o Paint.NET acaba ganhando destaque por ser gratuito e possuir o básico para edição de imagens mas também permitir a instalação de novos plugins, transformando-o em em poderoso editor de imagens, Último Click recomenda, e caso você já trabalhe com o Paint.NET, deixe nos comentários sua sugestão de plugin para compartilhar com os outros leitores!

Posted by Marcelo França

Posted in Sem categorias

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s